PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 42678 > PRONTA RESPOSTA FAB LOCALIZA AVIãO QUE CAIU EM SANTA CATARINA

PRONTA-RESPOSTA

FAB localiza avião que caiu em Santa Catarina

Publicado: 2024-06-04 15:41:14
Aeronave de matrícula PS-BDW foi localizada com o uso de óculos de NVG, que permite a visão em locais de pouca luminosidade

Em mais uma ação de pronta-resposta, a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou a aeronave de matrícula PS-BDW desaparecida desde a noite dessa segunda-feira, 03/06, entre as cidades de Garuva e Itapoá, em Santa Catarina.

Sob coordenação do SALVAERO Curitiba, as buscas à aeronave iniciaram às 21h55, do dia 03/06 que, imediatamente, acionou duas aeronaves para a operação: o SC – 105 Amazonas, operado pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, cuja função é a de Busca e Salvamento; e H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV)– Esquadrão Puma, especializado em resgate.

A busca noturna foi realizada por vários sensores da aeronave SC-105, entre eles o NVG (do inglês, Night Vision Goggles), meio pelo qual a aeronave foi avistada. Logo na sequência, o H-36 Caracal infiltrou equipes de resgate na área de mata densa e terreno irregular, onde foram encontrados os destroços da aeronave de pequeno porte.

Segundo o Coordenador de Missão SAR, Capitão Fábio César Silva de Oliveira, a pronta resposta do Sistema de Busca e Salvamento mostra o elevado nível de preparo de todos os elos que compõem esse importante sistema. "Mesmo em um país com dimensões continentais, chegamos ao local do acidente poucas horas depois do ocorrido. Infelizmente, não foi possível encontrar sobreviventes, mas se houvesse, seriam certamente resgatados com êxito, dada a rapidez com que as ações foram executadas. O SAR Brasileiro mostrou toda a sua prontidão e alto nível de adestramento", descreveu. 

NVG

É um dispositivo de visão noturna que permite a produção de imagens em níveis de luz que se aproximam da escuridão total. Dessa forma, o NVG eleva a capacidade de atuação da Força Aérea em ambientes de pouca visibilidade, uma vez que pode aumentar em até 10 mil vezes a luminosidade, possibilitando, assim, um melhor desempenho nas missões de busca e resgate, como a que ocorreu nesta terça-feira em Santa Catarina.

Investigações

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) é o órgão responsável pela investigação dos fatores que contribuíram para a queda da aeronave que partiu de Governador Valadares (MG) com destino a Florianópolis (SC) e tentou pousar em Joinvile (SC). O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

SALVAERO 

O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR), cujo órgão central é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem a responsabilidade de coordenar as operações de busca e salvamento em sua respectiva área de jurisdição por meio de dados recebidos do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), órgãos de controle de tráfego aéreo ou por demanda do público em geral. Após o acionamento de todo esse sistema, podem ser empregadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a missão de busca e salvamento.

Fotos: CECOMSAER e Flight Radar